quinta-feira, 4 de março de 2010

Tenha um (a) amante!

Um terapeuta espanhol vem receitando uma coisa simples mas que, às vezes, assusta: um amante! E para quem sai da consulta escandalizado, o terapeuta explica: "Amante é "aquilo que nos apaixona", é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes,nos impede de dormir.
O nosso amante é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido ea motivação da vida. Às vezes, encontramos o nosso amante em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica, ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na espiritualidade, na boa mesa, no estudo ou no prazer do passatempo predileto...
Enfim, é "alguém" ou"algo" que nos faz namorar a vida e nos afasta do triste destino de "ir levando". E o que é "ir levando"? É ter medo de viver, é vigiar a forma como os outros vivem, é tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra,é se aborrecer com o calor ou com o frio, com o sol ou com a chuva.
Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã. Por favor, não se contente com "ir levando"!

Procure um amante, seja também um amante e um protagonista ... da sua vida..." Acredite: o trágico não é morrer, mas desistir de viver. Por isso, sem mais delongas, procure um amante! Para estar satisfeito, ativo, jovem e feliz, é preciso namorar a vida!"
Recebido por email

2 comentários:

Willian Gaco disse...

Li seu texto, e me deparei algumas vezes confundindo a palavra amante com amor... curiosamente eu acredito não ser apenas coincidencia ;)

Carolina de Castro disse...

Os livros são meus amantes... Já dizia Lispector!!
=P